Área Numa área de mais de 100 hectares, numa região montanhosa com uma boa parcela em florestas, estamos recuperando terras que foram utilizadas por pequenos agricultores em agricultura de subsistência e, após, abandonadas. Recuperamos, sucessivamente estas áreas, usando a consorciação cabras com búfalos. Esta consorciação tem apresentado muito bons resultados, pois, com os hábitos alimentares diferenciados e a rusticidade destes dois animais, não há capoeira que não possa virar pastagem num espaço de tempo razoável. À medida que as áreas ficam recuperadas, vamos implantando gramíneas variadas, como Estrela Africana, Emartre, Tifton, Brizanta e Capim Elefante e dividimos em piquetes para pastagem rotacionada.
Complementação de Inverno Com o clima frio do inverno no Rio Grande do Sul associada a uma altitude de mais de 600 metros acima do nível do mar, a produção das gramíneas baixa significativamente. Neste período, complementamos a alimentação com silagem de milho, que produzimos numa área mais plana e passível de mecanização.
Galpões - Abrigos Usamos galpões simples, com piso ripado, pois temos longos períodos chuvosos, tanto no inverno quanto no verão, e os custos com a manutenção de uma cama seca no piso se tornariam muito altos neste caso. Procuramos manter os animais no campo durante todo o dia mesmo em dias de chuva, dando acesso aos abrigos somente à noite.
Click nas fotos abaixo para ver os detalhes: |